Você tem uma empresa, um negócio ou produto e está com dúvidas se vale a pena investir em um site, acertei?
Neste artigo vou explicar qual a importância de um site e as principais razões para você fazer esse investimento.
Importante ressaltar que quando eu disser negócio, entenda também por empresa, produto ou serviço: é o que você vende para o seu cliente.
Qual a importância de um site
Nos tempos atuais, um negócio que não está na internet, dificilmente conseguirá expandir seus horizontes ou aumentar sua lucratividade.
Com um mundo altamente conectado, a presença digital se tornou essencial para o sucesso de muitos produtos.
Em pleno século XXI, ter um website tornou-se algo básico e também determinante para vários segmentos de negócios.
Presença Online
Um site permite que você seja encontrado facilmente na internet.
Ele funciona como uma vitrine virtual, onde clientes em potencial podem conhecer mais sobre seus serviços e produtos.
Além de expor em sua vitrine virtual, você também poderá vender através de uma loja online ou por um aplicativo exclusivo de sua loja.
Credibilidade
Ter um site profissional transmite confiança e credibilidade aos seus clientes.
É uma maneira de mostrar que você está comprometido com sua marca e negócio.
Nele poderão estar opiniões de clientes satisfeitos e isso irá aumentar a confiança de novos consumidores que ainda não conhecem seus produtos.
Acesso 24/7
Se você hospedar seu site em um bom servidor, ele estará disponível o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Nós utilizamos e recomendamos a Hostinger para hospedar seu site e comprando sua hospedagem através desse link você ganha um super desconto.
Se tiver dúvidas sobre qual hospedagem é a melhor para o seu projeto, envie um WhatsApp para nós.
Um grande benefício do negócio online é que os clientes poderão acessar informações sobre sua empresa a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial.
Você também poderá automatizar o envio e recebimento de formulários, tendo um atendimento 24 horas.
Está entendendo qual é a importância de um site?
Alcance Global
Você literalmente poderá alcançar todas as pessoas no planeta Terra.
Não há limites geográficos para quem pode acessar o seu site, desde que tenham conexão com a internet.
Seu site poderá ser desenvolvido em vários idiomas e ser lido sem nenhum tipo de problema por várias nações do globo.
Se você tem um projeto e precisa de tradução de espanhol e inglês para o português brasileiro, fale conosco pelo WhatsApp.
Nossas traduções de espanhol e inglês são feitas por tradutores nativos.
Marketing Digital
Um site é uma ferramenta fundamental para suas estratégias de Marketing Digital.
Você pode integrar táticas como SEO (otimização para mecanismos de busca), mídias sociais e conteúdo para atrair mais visitantes e clientes.
E aqui está uma dica de ouro: é extremamente importante que desde o início, o site seja construído com técnicas de SEO.
Dessa forma, ele será ranqueado pelo Google e demais mecanismos de pesquisa.
Leia nosso artigo sobre SEO. Somos especialistas em ranqueamento de sites no sistema orgânico.
Comunicação
Seu site é um canal de comunicação direta com seus clientes.
Você poderá fornecer informações importantes, responder a perguntas frequentes e oferecer suporte ao cliente de uma maneira mais eficiente.
É possível também integrar com o WhatsApp de sua empresa, tornando a comunicação com o seu cliente muito mais fácil e ágil.
Vendas Online
Você terá uma plataforma de vendas online, permitindo que os clientes façam compras diretamente de você e com isso aumentar a sua receita.
Creio que você tenha entendido o quanto um site é uma ferramenta essencial para estabelecer presença online sólida e alcançar novos clientes.
Com ele, você também irá construir credibilidade, expandir seus negócios e elevar a sua marca para um patamar mais alto.
Existem muitos outros benefícios sobre a importância de ter um site, mas nesse artigo citei os que para mim são os mais importantes.
E já que você ficou comigo até aqui, vou lhe presentear com um bônus.
Este bônus está resumido logo abaixo e são dicas de ouro para o seu site ser ranqueado no Google.
Bônus
Como criar um site
A melhor forma é contratar uma agência ou um profissional freelancer que entenda muito bem do assunto, senão você não conseguirá os resultados desejados.
É importante que desde o início seja escolhida a melhor plataforma de construção e que o seu projeto esteja bem definido.
Isso irá evitar gastos desnecessários com revisões, além de otimizar o seu tempo e o tempo do Web Designer.
A Sonhus é especialista em criação de sites em WordPress e Web Design Responsivo.
Isso quer dizer que o seu projeto irá se adaptar em todo tamanho de tela e não será rejeitado pelo Google.
Nossas táticas de SEO, aliadas com excelente conteúdo, ranqueiam os sites que construímos.
Nas próximas linhas farei um resumo sobre os principais pontos a serem observados na construção de um website.
Criadores de Sites Automáticos e IA
Atualmente, existem várias ferramentas disponíveis para usuários leigos criarem sites.
Estamos vivendo o início da Inteligência Artificial e várias plataformas oferecem a construção automática de sites e conteúdos.
O uso de IA é maravilhoso, mas eu citarei o principal ponto negativo em sites criados de maneira automática:
Os códigos (backend) gerados por uma plataforma automática não possuem semântica.
São chamados de “códigos sujos” e resultam em um site lento.
Por esta e outras razões são rejeitados pelo Googlebot, o robô do Google.
Um dos principais fatores para o ranqueamento de um site, é ele ter o código limpo.
Isso quer dizer que você constrói o site em uma plataforma automática e ele funciona, mas quando seu potencial cliente pesquisa sobre o seu produto no Google, o seu site não aparece na pesquisa.
O front-end (a parte visual) do site tem um bom design, está lindo, mas os códigos não estão de acordo com as diretrizes do Googlebot.
O que é o Googlebot?
O Googlebot é um robô criado pelo Google com o objetivo de examinar a internet e determinar quais páginas devem alcançar melhores posições nos resultados de busca.
A finalidade desse mecanismo de busca, também chamado de bot, spider ou crawler, é avaliar quais sites proporcionam experiências positivas aos visitantes.
Essa é a descrição que o próprio Google faz dessa ferramenta:
“Googlebot é o nome genérico do rastreador da Web do Google.
Esse nome é usado para dois tipos diferentes de rastreadores: um rastreador para computadores e outro para dispositivos móveis que simulam a ação de um usuário em cada um desses ambientes”.
É o Googlebot quem avalia todas as páginas da web e reconhece aquelas que atendem aos padrões de boa experiência para o usuário.
Se o seu site estiver dentro dessas diretrizes, ele será ranqueado e garanto que você abrirá um enorme sorriso quando vir seu site na primeira página ou até na primeira colocação.
Entenda na prática
A Ana mora em São Paulo e tem uma clínica veterinária chamada Pet Feliz.
Ela comprou o domínio petfeliz.com.br, construiu seu site, mas percebe que ele não está tendo acessos.
Provavelmente, o que está acontecendo é que quando as pessoas pesquisam no Google por “clínica veterinária em São Paulo” o Google não apresenta a sua clínica, na pesquisa.
Dessa forma, o site da Ana só será acessado por quem conhece o domínio petfeliz.com.br e digita esse mesmo endereço no navegador.
O tal do SEO
Quando o site não aparece na pesquisa é porque foi construído sem estratégias de SEO, sem métrica de dados, sem estrutura correta e sem os procedimentos adequados de indexação.
As táticas de SEO são a base de toda a estrutura do seu projeto.
Elas, aliadas com a otimização correta das imagens, a criação de excelentes títulos e descrições, são os pilares para o ranqueamento de um site.
Conclusão
Espero que com todas essas informações você tenha compreendido qual a importância de um site.
E saiba que a construção de um site é somente o ponto inicial de todo um processo.
Esse processo inclui Branding, planejamento, Copy, dentre tantos outros fatores necessários para que a sua marca seja reconhecida.
O objetivo da Sonhus não é apenas fazer o seu site, mas desenvolver todo o processo de comunicação necessário para conectar o seu produto com o seu público.
Bora colocar as ideias em prática?
“Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo”
Walt Disney