SEO
Se você está lendo esta página, imagino que está buscando conhecimento sobre SEO ou procurando uma agência de Marketing Digital para melhorar o SEO do seu negócio, acertei?
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias para que determinado conteúdo seja ranqueado nos mecanismos de busca.
Há anos, o Google é o buscador mais utilizado em todo o mundo e todos os dias milhares de usuários acessam sua página para buscar por produtos ou serviços.
Estar na primeira página, ou melhor ainda, estar na primeira colocação do Google é o objetivo de muitas empresas digitais.
Isso porque elas quase sempre dependem desse ranqueamento para melhor vender seus serviços ou produtos.
Tráfego Pago
Ter um site na primeira colocação do Google é relativamente fácil, se você utilizar o tráfego pago.
Basta criar um perfil no Google Ads, criar uma campanha e publicar.
Porém, para essa campanha trazer retorno positivo para a empresa é preciso configurar corretamente a plataforma.
E é justamente nessa configuração que muitos empreendedores falham, ao tentarem realizar sozinhos a sua campanha de marketing.
Esse mesmo erro também é cometido por empresas de Marketing Digital que desconhecem a fundo o seu cliente, o seu público alvo e os detalhes do produto oferecido.
Quando uma empresa investe em tráfego pago e seus anúncios estão mau configurados, acontece o efeito reverso.
Em vez de obter lucro, a empresa tem mais despesas com campanhas que não surtem efeito algum.
Quer um exemplo prático?
Certa vez, precisando reformar a cozinha do meu apartamento, pesquisei no Google sobre “cozinha planejada em Fortaleza”.
Em primeiro lugar surgiu um anúncio patrocinado oferecendo o serviço que eu procurava.
Cliquei no anúncio e fui direcionado para o site da empresa.
Para minha surpresa, descobri que a empresa estava sediada no estado de São Paulo e não atendia em outros estados.
Então, por que estava aparecendo este anúncio para quem mora no estado do Ceará?
Porque quem configurou a campanha de anúncios não fez seu serviço da maneira correta.
Inclusive, prejudicou a empresa, pois quando eu cliquei no anúncio, foi debitado certo valor pelo meu clique.
O correto seria o anúncio dessa empresa aparecer para as pessoas que estão na área de abrangência dessa empresa.
Esse é só um de muitos exemplos de dinheiro gasto erroneamente por muitas empresas em suas campanhas.
Tráfego Orgânico
Ao contrário do Tráfego Pago que rapidamente coloca o seu anúncio na primeira página, o Tráfego Orgânico acontece de forma gradual.
Para que seu site apareça nas pesquisas e preferencialmente nas primeiras colocações, você precisará alimentar suas páginas com conteúdo de qualidade.
Se o seu conteúdo for de valor para os leitores, naturalmente o acesso ao seu site ou a determinada página será crescente.
Essa quantidade de acessos poderá ser verificada pelas ferramentas de gestão do próprio Google.
Com um número crescente de usuários acessando seu conteúdo, o Google entenderá que seu site e conteúdo são relevantes.
Dessa forma, quando um usuário pesquisar sobre o assunto que está em sua página ou site, o Google apresentará o seu site em primeiro lugar na pesquisa.
Um case de sucesso da Exato Comunicação é o site da Exato Produções e Eventos, que realiza casamentos em Jericoacoara.
Se você abrir uma nova barra em seu navegador e pesquisar por “casamento em Jericoacoara” verá que o site da Exato Produções estará na primeira colocação e isso de forma orgânica.
SEO na prática
Muitas pessoas acham que praticar SEO é somente escrever utilizando palavras chave.
Utilizar palavras chave será uma consequência natural em seus textos, se eles forem honestos e realistas.
Para entender o SEO e colocar em prática, você precisa pensar igual ao usuário.
Quando um usuário pesquisa sobre um produto ou serviço, como ele age, como ele pensa?
No caso da Exato Produções, que atende o nicho de casamentos, é de suma importância pensar igual a uma noiva.
Se a noiva sonha casar em Jericoacoara, já decidiu que será nessa praia, como ela irá pesquisar na internet para descobrir uma empresa de assessoria?
Com certeza ela pesquisará por:
• casamento em Jericoacoara.
• casamento em Jeri.
• casar em Jericoacoara.
Mas, se ela ainda não conhece Jeri, mas quer casar na praia, como ela irá pesquisar?
• casamento na praia.
• praias para casamento no Brasil.
E quais são as outras dúvidas que essa mesma noiva tem?
Obviamente, o quanto custa casar na praia.
Seguindo esse raciocínio, criamos a página Quanto custa casar em Jericoacoara e é uma das páginas mais acessadas, em todo o mundo.
Outra página com muitos acessos é 6 opções para realizar seu casamento em Jericoacoara.
Se você observar na pesquisa que fizemos anteriormente, nas primeiras colocações também estará o site da Eternos Namorados, que é a Assessoria da Exato Produções.
Ambas empresas receberam por vários anos consecutivos o prêmio nacional Casamentos Awards.
Esse prêmio é concedido anualmente por um renomado portal de casamentos e somente as melhores empresas de casamentos no Brasil recebem esse prêmio.
SEO na prática - Testando o seu site
Agora, caso você tenha um site, vamos testar o SEO dele.
Abra uma página no navegador e pesquise pelo produto ou serviço que você oferece.
Se, por exemplo, você é um dentista e tem uma clínica em São José dos Campos, pesquise por “dentista em São José dos Campos”.
Observe, primeiramente, as 3 primeiras colocações.
Geralmente, o Google apresenta 3 anúncios patrocinados nas primeiras posições.
Após esses 3 anúncios, veja em qual colocação está o seu site.
Muitas vezes, o Google apresenta o mapa da cidade com algumas clínicas que realizaram cadastro no Google Maps.
Se a sua clínica estiver entre as primeiras colocações, parabéns!
Isso quer dizer que a sua empresa já está bem colocada no Google e isso facilitaria muito o nosso trabalho de continuidade no desenvolvimento de sua marca.
Mas, se o seu link não estiver na primeira página, fale conosco para analisarmos seu caso e revertermos essa situação.